Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas UFPR

Manuais para Professores


Iniciado em 2002, em atividade articulada ao PROJETO MANES da UNED-MADRID, o projeto tem como objetivo principal a localização e a identificação de manuais didáticos e outros materiais que circularam no Brasil a partir de 1890, que tem a finalidade de orientar professores para o ensino.

Dentre os manuais pedagógicos, denominação ampla que é utilizada para as obras destinadas aos professores, destaca-se um tipo particular de livro cuja finalidade é levar aos professores orientações sobre formas de organização do ensino. Incluem-se nesse grupo de manuais de Didática Geral e das Didáticas Específicas, que recebem denominações diversas mas têm como característica principal a finalidade de orientar as práticas de ensino.

Além dos manuais didáticos, outros materiais são objeto de interesse do projeto, em particular os que são produzidos pelos diferentes níveis do sistema de ensino, por instituições e grupos voltados à formação de professores, com a finalidade de propor orientações para ensinar.

Núcleo possui um acervo físico de obras em processo de catalogação e prepara uma base virtual para divulgar os resultados do projeto.



« Voltar

Entre em contato com o NPPD

Fale conosco