Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas UFPR

A criação do NPPD (Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas), em 2002, está relacionada às atividades realizadas no âmbito de projetos de pesquisa e extensão vinculados à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Os manuais didáticos e outras publicações destinadas à escola, aos professores e aos alunos constituem-se em objeto de investigação complexo, que apenas recentemente ganhou espaço na pesquisa sobre as práticas escolares na abordagem epistemológica e didática (Choppin, 2004). Essa é a temática que articula as ações do NPPD.

Particularmente no caso brasileiro, a existência de Programas Nacionais que avaliam os livros didáticos para alunos e também manuais para professores imprime à investigação elementos distintos em relação aos estudos realizados em outros países, desafiando os pesquisadores a explicar relações entre a produção, a circulação e o uso desse artefato cultural nas aulas.

Neste caso, a presença universalizada de livros didáticos nas escolas como consequência de investimentos públicos na aquisição e distribuição gratuita para alunos da Escola Básica, em todos os componentes curriculares, justifica o interesse e a relevância social dessa temática de pesquisa.

Essas questões têm orientado o conjunto de atividades realizadas pelo NPPD:

  • Ensino na Graduação (Didática Geral e Didáticas Específicas).
  • Ensino na Pós-Graduação, com a criação da disciplina Manuais didáticos e escolarização.
  • Extensão, particularmente no desenvolvimento do Projeto Recriando Histórias e em atividades de formação continuada de professores da rede pública de ensino.
  • Pesquisa, incluindo a formação de investigadores em diferentes níveis: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

Entre em contato com o NPPD

Fale conosco